A energia do casamento deve ser mágica, alegre e emocionante. Nós, da HASMANN EVENTOS, cuidaremos de tudo para que esse momento seja realmente especial e único, no qual você se expressará intensamente, imprimindo sua personalidade e seu coração em cada detalhe. Transformar seu sonho em uma linda realidade, é o nosso compromisso!

terça-feira, 23 de agosto de 2011


 CHAPÉUS, HEADBANDS, FASCINATORS...


A palavra CHAPÉU, do latim antigo "cappa/capucho", significa peça usada para cobrir a cabeça.

As primeiras modalidades de proteção para cabeça surgiram por volta do ano 4.000 a.C. no antigo Egito, na Babilônia e na Grécia, quando o uso de faixas na cabeça tinha a finalidade de prender e proteger o cabelo. A faixa estreita colocada em torno da copa dos chapéus da atualidade (fita ou bandana) é um remanescente desse primeiro tipo de proteção para a cabeça.

Na Idade Média (476-1453), as imposições religiosas obrigavam as mulheres a cobrirem completamente os cabelos. O abrigo mais simples era constituído por uma peça de linho, caída sobre os ombros ou abaixo deles. Os véus de noiva e as mantilhas das espanholas são resquícios dessa época.

Após a Revolução Francesa (1800), surgiram os gorros com abas largas, dotados de uma fita ou faixa com um nó abaixo do queixo. Confeccionados com materiais diversos (peles, cetim, veludo, feltro para o inverno,  palha e tecidos finos para o verão), eram enfeitados com plumas e outros tipos de adornos.

Em 1860, esses gorros foram substituídos por chapéus de tecido e/ou outros materiais que eram presos à cabeça com alfinetes ou grampos, vindo a tornar-se muito populares na época.

No início do século XX os volumosos penteados originaram chapéus de grandes dimensões.

HEADBAND

Headband by Sandra Hasmann

                                           Headband p/ noivas ou daminhas by Sandra Hasmann

Headband é um acessório surgido na Grécia, em princípio em forma de  coroas de folhas, usadas ao redor da cabeça.
 Os gregos usavam para promover alguém em ocasiões especiais ou em eventos importantes. Já os romanos começaram a decorá-lo com ouro e prata.
Headband p/ noivas ou daminhas by Sandra Hasmann


                                                     Presilha flor by Sandra Hasmann

 Com o passar do tempo, a headband foi ficando muito popular. Hoje, é uma mega tendência, usada nas cabeças mais famosas e nobres do mundo. Eu diria que a maior divulgadora da Headband é Cate Midleton, que sempre fez - e faz - uso desse acessório, com muita propriedade e elegancia. Em seu casamento com o príncipe William, segundo sucessor ao trono ingles, a Headband foi usada, assim como os Fascinators, quase com unanimidade, e pudemos apreciar um verdadeiro desfile dos mais variados – e às vezes até bizarros!! – modelos.  


FASCINATOR
Os fascinators são peças menores que um chapéu e maiores que uma tiara. Kate as usa em momentos mais formais como eventos ao ar livre, casamentos diurnos ou corridas de cavalos. Mas também são cada vez mais usadas em eventos noturnos, em modelos mais glamouroso e com tecidos nobres, brilhos, jóias. Diria que estão se tornando um must entre as noivas de bom gosto, tanto em casamentos diurnos quanto noturnos, assim como por mães, madrinhas e damas de honra.


                                                        Fascinator by Sandra Hasmann
Fascinator By Sandra Hasmann


                                           Fascinator (frente) by Sandra Hasmann 

                                       Fascinator (lado) by Sandra Hasmann


Fascinator by Sandra Hasmann


Fascinator (frente) by Sandra Hasmann


Fascinator (lateral) by Sandra Hasmann


                                  Fascinator noiva c/ veu opcional by Sandra Hasmann




Fascinator c/ véu (frente) p/ noivas by Sandra Hasmann


Fascinator c/ veu (lateral) p/ noivas by Sandra Hasmann


Os adereços de cabeça, em especial os Fascinators, são muito comuns  na nobreza britânica. Em 2008, a rainha Elisabeth II causou frisson ao escolher um deles pra ir ao casamento de em sobrinho. Desde então o Fascinator virou alternativa oficial aos chapéus, de acordo com o dress code exigido pela rainha para o Royal Ascot. E o evento de turfe virou um dos melhores lugares pra encontrar modelos de todos os tipos do adorno que caíra em desuso nos anos 70 e agora volta com força total.
Tanto as Headbands quanto as Fascinators podem ter o voillete, que é um véuzinho que cobre uma parte ou todo o rosto . O véu é um acessório de origem francesa,  muito popular entre 1910 e 1940. Nessa época as mulheres o utilizavam para proteger-se da poeira e do sol e era restrito ao dia, mas hoje em dia já não há esse rigor, ficando a critério de cada pessoa.

                                 Arranjo de cabelo p/ noiva by Sandra Hasmann
As peças que ilustram essa matéria são todas criação e confecção minhas, e podem ser vistas, adquiridas ou alugadas na CASA DAS NOIVAS. Também aceito encomendas, sempre considerando o tipo/ horário do evento no qual será usado, assim como  o estilo e cor do traje e demais dados pertinentes. Jamais confecciono duas peças iguais, o que torna cada uma delas exclusivas!
Venha conferir!!